Amigos

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Eleições, Votos e História!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estamos vivendo num momento de transição de poderes em nosso país, onde muitas mudanças acontecerão, muitas cadeiras mudarão de donos, muitas obras e projetos ficarão no esquecimento outros surgirão e serão concluídos com êxito ou fracasso. Tudo isso vai aumentando nosso rol de histórias.
“ As eleições” um marco tão importante para democracia, tiveram origem no século XVII, com o surgimento de governos representativos na Europa e na América do Norte.
O sistema de votação, nas democracias modernas, é padronizado por meio de voto secreto, com vistas a desencorajar práticas de pressão ou de influência no eleitorado,tais como intimidação, coerção, suborno ou punição. Um exemplo de influência no eleitorado está na
Este é realizado com o uso de cédulas, fichas de papel que contém os nomes dos candidatos. No Brasil, desde 1996, é utilizado urnas eletrônicas.
Velha República, presidentes foram eleitos com mais de 90% de votos. Votos nulos e brancos inexistiam. O pequeno eleitorado e a fraude ajudavam os políticos a bater recordes de popularidade, na eleição presidencial de 1918 Rodrigues Alves atingiu 99% dos votos apurados.
.
Neste momento o país está atento a todos os discursos e as promessas e são muitas umas mais hilariantes que outras, pois serão muitos votos. Teremos candidatos a Deputados Federais, Senadores, Deputados Estaduais, Governador e Presidente da República, olha que não são poucos....
Eleições um assunto muito interessante, cheio de incógnitas, e discussões, mas sem um final conclusivo.
A mesma tem uma história interessante!!!!!!! Vamos dar uma olhada num pequeno pedaço dela:

No Brasil durante o período do Império, apenas 1% da população tinha condições de votar. O Sufrágio era restrito, era necessária uma renda mensal de 100 mil réis (sufrágio restrito censitário).
Só podiam eleger e ser eleitos homens livres, pois além da limitação da renda, estavam excluídos os escravos e as mulheres (sufrágio restrito capacitário).
O voto feminino foi instituído em 1932. As mesmas começaram a votar a partir do ano de 1935, pouco antes de Getulio Vargas fechar o Congresso e criar o Estado Novo abolindo as eleições.
O maior período que os brasileiros passaram sem eleger diretamente um presidente foi de 29 anos (1960 a 1989). Desde a eleição de 1989 que elegeu Fernando Collor o Brasil vive um período de verdadeira liberdade política.
Depois desse pequeno observatório sobre nossa história eleitoral, podemos dizer que estamos com enorme abacaxi nestas eleições, não é????
Mas acredito que a população está mais antenada, observando e agindo para colocar no poder pessoas que tragam uma solução coerente aos nossos problemas sejam eles quais forem.
Então vamos lá ELEIÇÕES 2010 !!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário